Ser Voluntário Ser Voluntário

As Santas Casas iniciaram as suas ações em finais do século XV tendo como base o trabalho voluntário dos irmãos. Com o decorrer do tempo e o alargamento da intervenção das Misericórdias, o trabalho foi progressivamente entregue a profissionais, ficando o voluntariado quase exclusivamente reservado aos irmãos que constituíam os órgãos sociais da irmandade.

Nas últimas décadas temos assistido ao reconhecimento e valorização do trabalho voluntário; para as Misericórdias foi um regresso às origens. Também a Santa Casa da Misericórdia de Almada encarou este desafio como uma oportunidade e reforçou o trabalho de procura de voluntários e a divulgação do seu trabalho.

Os voluntários da SCMA estão organizados por núcleos, conforme a valência onde prestam colaboração, têm reuniões regulares, por forma a planear o seu trabalho, e frequentam ações de formação promovidas pela SCMA e por entidades externas.

O que fazem os nossos voluntários no dia-a-dia? De acordo com as competências e interesses do voluntário, procura-se um local onde este se sinta útil e realizado e onde a sua ação venha complementar o trabalho dos profissionais. O voluntário nunca substitui um profissional, mas complementa o seu trabalho dando-lhe um aprofundamento do ponto de vista humano, moral e espiritual.

Para ter uma noção mais concreta das atividades desenvolvidas pelos voluntários pode ler os testemunhos de alguns deles.

Se pretende fazer voluntariado, junte-se a nós. Preencha a ficha de inscrição e aguarde pela convocatória para uma reunião de apresentação e encaminhamento.

Bem-vindo ao voluntariado da SCMA.

Ficha de inscrição