Música nos Hospitais
A Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade tem como principal objetivo a realização semanal de intervenções musicais em instituições de saúde e de solidariedade social, como forma de aproximação das pessoas, sejam utentes, familiares ou profissionais.
Este projeto está presente na Santa Casa da Misericórdia de Almada desde 2005, ano anterior à constituição da associação. Foi nesta Santa Casa que os primeiros músicos intervenientes fizeram os seus estágios práticos, ao longo de uma formação específica com duração de um ano.
Graças ao acolhimento e apoio contínuo da Santa Casa da Misericórdia de Almada, tem sido possível manter um trabalho regular junto dos idosos do Centro de São Lázaro e do Lar granja Luís Rodrigues.
Estas intervenções musicais ocorrem de forma regular, uma vez por semana e implicam o trabalho de uma dupla de músicos com formação específica para o efeito. Os músicos circulam dentro dos espaços da instituição, interpelando utentes, familiares, outros visitantes e profissionais, despertando ou apelando para a parte saudável das pessoas, através da música. Introduzem-se momentos de rutura na rotina da instituição, proporcionando um espaço sensível, facilitador da expressão das emoções e do diálogo, criando momentos de prazer e bem-estar, tornando os espaços e ambientes mais humanos.