Olhar o Bairro Olhar o Bairro

A Santa Casa da Misericórdia de Almada, através do acompanhamento à população local, realizado pelo Centro Comunitário Pia II, tem vindo a aprofundar o diagnóstico das suas zonas de intervenção e em 2013 implementou o projeto Olhar o Bairro, que tem como foco a encosta Norte do Plano integrado de Almada (União de freguesias Caparica e Trafaria) e o Bairro social de Vale Figueira (União de freguesias da Charneca e Sobreda), ambos do concelho de Almada.

O objetivo geral deste Projeto passa por dinamizar uma intervenção comunitária, integrada com a participação da população e serviços, com o intuito de melhorar as condições de vida através da alteração positiva do contexto habitacional, ambiental e social.

Esta intervenção perspetiva a participação e envolvimento da população, favorecendo o exercício da cidadania ativa, requalificando ambos os territórios, nos domínios supracitados, e diminuindo consequentemente os fatores de risco e a estigmatização.

Devido ao caráter multissetorial do projeto, que não se circunscreve a uma só problemática, mas sim a uma multiplicidade de indicadores preocupantes, acreditamos que a intervenção a este nível, para além de emergente, pode ser mobilizadora de sinergias, através da concertação de esforços entre a população, empresários e serviços.

Apresentam-se de seguida, algumas atividades e resultados do projeto Olhar o Bairro:

  • Caminhadas com recurso à metodologia photovoice envolvendo a população e entidades colaborantes 
  • Comemoração do Dia do vizinho no bairro de Vale Figueira 
  • Comemoração do Dia da criança na encosta Norte do PIA
  • Arraial dos santos populares na encosta Norte do PIA
  • Ocupação de tempos livres para a comunidade: Anima Bairro na encosta Norte do PIA e no bairro de Vale Figueira – atividades dinamizadas: Praia, Jogos Tradicionais, Rugby, Atelier de rua, Capoeira, Karaoke, Zumba, Hip Hop e Ginástica para todos
  • Comemoração de S. Martinho e Natal