Ferramentas de acessibilidade

Skip to main content

NOTÍCIAS

Multiversidade popular – Centro Comunitário PIA II

No dia 8 de fevereiro deu-se início à realização de atividades no novo espaço do Centro Comunitário do PIA II, situado no Bairro Amarelo, no Monte da Caparica. Este espaço, denominado de “Multiversidade Popular”, pretende ser um local de educação não formal e de partilha, dirigido a toda a comunidade dos territórios do Plano Integrado de Almada, tendo por base um lema centrado em 3 cês: Conhecimento, Cultura e Cidadania.

Multiversidade popular – Centro Comunitário PIA II

Desta forma, a programação do mês de fevereiro tem como objetivo abordar diferentes temas que procurem dar respostas às necessidades sentidas pelas populações, abrangendo as diferentes faixas etárias em processos intergeracionais, democráticos e participativos.

Assim, iniciámos o mês com uma sessão de informação denominada de “Cancro – Desafios e prevenção”, dinamizada pelo Curso de Licenciatura em Enfermagem da Egas Moniz School of Health & Science, seguida por um rastreio, onde contámos com a Unidade Móvel de Saúde da Câmara Municipal de Almada. No decorrer dessa semana, começámos uma Oficina do Conhecimento sobre a temática “Literacia financeira e gestão do orçamento familiar”, dinamizada pela professora Maria Leonor Silva, residente no território. Esta oficina acontecerá à sexta-feira à tarde, durante o mês de fevereiro.

Na semana seguinte, contámos com a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, mais concretamente com a turma de 2º ano do Curso Profissional de Auxiliar de Saúde, na dinamização de duas oficinas do conhecimento sobre “Primeiros socorros e suporte básico de vida”, uma aberta à comunidade e outra para uma turma da Escola EB, 2, 3 Miradouro de Alfazina.

Até final do mês contaremos com mais sessões sobre temáticas, como os cuidados a ter com animais domésticos, o combate à violência no namoro, a segurança na internet para pais e encarregados de educação e informações práticas para migrantes no processo de integração, tal como indicado no poster abaixo.

As atividades da multidiversidade popular só são possíveis devido à disponibilidade e interesse dos nossos parceiros, aos quais, desde já, agradecemos.

Egas Moniz School of Health and Science
Escola Secundária Fernão Mendes Pinto
UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta
AI9 – Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social Digital
Bandlivros Associação - Bibliotecas Livres das Crianças de Almada
AD SUMUS - Associação de Imigrantes de Almada

Fique atento às nossas atividades!

André Caeiro

Centro Comunitário PIA II

Galeria de Imagens


Galeria de Vídeos


Documentos


Em Destaque

Relacionados

27 fevereiro 2024
Visualizações: 1033