Missão e Valores
Política da Qualidade
A gestão da SCMA passa pela definição da Política da Qualidade, com vista ao bom funcionamento, tendo como meta atingir a excelência nas diversas respostas sociais.
A Política da Qualidade da SCMA assenta nos seguintes princípios:
- Garantir a humanização dos serviços;
- Motivar e compreender todos os colaboradores, levando ao estreitamento das relações com todas as partes interessadas;
- Melhorar a qualidade de vida dos Clientes/Utentes e famílias;
- Otimizar os recursos através de uma gestão criteriosa;
- Contribuir para a minimização dos impactos ambientais significativos, nomeadamente produção de resíduos e consumos de energia, assim como controlar todos os restantes aspetos ambientais;
- Fomentar a inovação, a criatividade e a gestão participativa de forma a melhorar continuamente a eficácia dos processos e do Sistema de Gestão da Qualidade;
- Garantir o cumprimento dos requisitos legais, regulamentares e normativos e melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.
Missão
Promover junto da comunidade, respostas sociais qualificadas através de ações de acolhimento, reparação e prevenção, com vista à promoção da inserção e desenvolvimento pessoal, espiritual, social e exercício de cidadania.
Visão
Prestar um serviço de excelência, garantindo a sustentabilidade económica, cultural, social e ambiental, com reconhecimento de boas práticas no âmbito da economia social.
Valores
Humanização dos serviços – Assente no respeito pela pessoa, pelo direito à diferença e na igualdade de oportunidades;
Transparência e ética profissional – Atuando de forma responsável e transparente em todas as atividades do quotidiano, agindo de forma íntegra e profissional, respeitando as normas e regras definidas;
Cidadania – Incentivando a participação dos utentes, colaboradores e comunidade no planeamento, execução e avaliação da intervenção, contribuindo para a melhoria do serviço e definição de propostas de medidas de política ao nível local e/ou nacional;
Solidariedade – Desenvolvendo uma prática de justiça e responsabilidade social junto dos utentes, dos trabalhadores e da comunidade;
Cooperação – Apostando numa forte relação com a comunidade e com entidades públicas e privadas, numa perspetiva de corresponsabilização e complementaridade de recursos, criando mais valor social;
Inovação – No respeitante aos processos, métodos e respostas, ajustando-se aos novos desafios tecnológicos e necessidades sociais;
Sustentabilidade – Garantindo a continuidade da Instituição com autonomia na gestão dos recursos disponíveis.