Missão e Valores Missão e Valores

Política da Qualidade

A gestão da SCMA passa pela definição da Política da Qualidade, com vista ao bom funcionamento, tendo como meta atingir a excelência nas diversas respostas sociais.

A Política da Qualidade da SCMA assenta nos seguintes princípios:

  • Garantir a humanização dos serviços;
  • Motivar e compreender todos os colaboradores, levando ao estreitamento das relações com todas as partes interessadas;
  • Melhorar a qualidade de vida dos Clientes/Utentes e famílias;
  • Otimizar os recursos através de uma gestão criteriosa;
  • Contribuir para a minimização dos impactos ambientais significativos, nomeadamente produção de resíduos e consumos de energia, assim como controlar todos os restantes aspetos ambientais;
  • Fomentar a inovação, a criatividade e a gestão participativa de forma a melhorar continuamente a eficácia dos processos e do Sistema de Gestão da Qualidade;
  • Garantir o cumprimento dos requisitos legais, regulamentares e normativos e melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.

 

Missão

Promover junto da comunidade, respostas sociais qualificadas através de ações de acolhimento, reparação e prevenção, com vista à promoção da inserção e desenvolvimento pessoal, espiritual, social e exercício de cidadania.

 

Visão

Prestar um serviço de excelência, garantindo a sustentabilidade económica, cultural, social e ambiental, com reconhecimento de boas práticas no âmbito da economia social.

 

Valores

Humanização dos serviços – Assente no respeito pela pessoa, pelo direito à diferença e na igualdade de oportunidades;

Transparência e ética profissional – Atuando de forma responsável e transparente em todas as atividades do quotidiano, agindo de forma íntegra e profissional, respeitando as normas e regras definidas;

Cidadania – Incentivando a participação dos utentes, colaboradores e comunidade no planeamento, execução e avaliação da intervenção, contribuindo para a melhoria do serviço e definição de propostas de medidas de política ao nível local e/ou nacional;

Solidariedade – Desenvolvendo uma prática de justiça e responsabilidade social junto dos utentes, dos trabalhadores e da comunidade;

Cooperação – Apostando numa forte relação com a comunidade e com entidades públicas e privadas, numa perspetiva de corresponsabilização e complementaridade de recursos, criando mais valor social;

Inovação – No respeitante aos processos, métodos e respostas, ajustando-se aos novos desafios tecnológicos e necessidades sociais;

Sustentabilidade – Garantindo a continuidade da Instituição com autonomia na gestão dos recursos disponíveis.