O regresso dos passeios era algo que os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Almada já ansiavam há muito tempo. Esta terça-feira, dia 28 de setembro, os idosos do “Centro social da Trafaria” e do “Centro integrado Arco-íris” puderam satisfazer este desejo e foram conhecer a “Real tapada nacional de Mafra”.
A “Real tapada nacional de Mafra” foi criada em 1747 e, desde o século XVIII até à implantação da república, foi um local privilegiado de lazer e caça dos monarcas portugueses.
À chegada, os idosos, ansiosos com o que os esperava, participaram num atelier de apicultura, em que ouviram falar da importância das abelhas. O melhor de tudo foi provar os produtos retirados da atividade apícola. O mel deliciou todos os que dele provaram, ficaram rendidos e cheios de pena por ser só uma colher. Tiveram tempo e oportunidade para partilhar as suas experiências com o apicultor, sendo enaltecidos por lhe terem ensinado tanto.
De seguida, a parte mais recordada por todos, o passeio de comboio onde puderam envolver-se na biodiversidade de fauna e flora que caracteriza a floresta desta Tapada. Os idosos exploraram a natureza e encontraram eucaliptos, sobreiros e pinheiros, já com as cores tão características do Outono. Tiveram também a oportunidade de explorar o dia-a-dia de vários animais como os gamos, veados, cágados e rãs.
Para terminar, realizaram um piquenique no parque de merendas. Os idosos da Trafaria e do CIAI já não se viam há algum tempo. Puderam interagir e matar saudades, partilhar histórias e vivências. Cantaram, dançaram, observaram e contemplaram a natureza. Um dia em cheio! Os idosos regressaram contentes e ansiosos pelo próximo passeio!
Desejamos que seja para breve a próxima saída a explorar alguns dos encantos de Portugal.
Beatriz Fernandes e Inês Duarte
Terapeutas Ocupacionais
Centro Social da Trafaria e Centro Integrado Arco-Íris