
A Santa Casa da Misericórdia de Almada assinou, no passado dia 20 de dezembro, o protocolo com a Sonae Sierra, a Associação Alzheimer, a Câmara Municipal de Almada e os membros do Grupo concelhio de idosos para criação do Café Memória em Almada.
O Provedor da SCMA referiu que ”A Santa Casa da Misericórdia de Almada assume a qualidade de entidade promotora local do Café Memória, consciente do aumento exponencial das pessoas com demência e das dificuldades que, de forma cada vez mais premente, se colocam aos seus cuidadores. A assinatura deste protocolo é um momento importante para Almada, sendo de assinalar de forma muito positiva o facto de a Câmara Municipal integrar e apoiar, tanto financeiramente como em termos logísticos, a parceria. Assinala-se também a adesão de muitas instituições. Estamos certos que o funcionamento do Café Memória no concelho de Almada, assim como a aprendizagem que dele resultará para todos nós, muito contribuirão para uma melhoria contínua do acompanhamento das pessoas com demências, aproveitando os conteúdos e a experiência da rede CAFÉS MEMÓRIA.”
As sessões irão funcionar no Museu da Cidade de Almada nos segundos sábados de cada mês, das 10h30 às 12h30, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. A primeira sessão está agendada para o próximo dia 14 de janeiro de 2017.
Citando o site da Associação Alzheimer: “A iniciativa tem como objetivo proporcionar um local de encontro para a partilha de experiências e suporte mútuo a pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores, com o acompanhamento de profissionais de saúde e de ação social. O CAFÉ MEMÓRIA pretende, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que estas pessoas muitas vezes se encontram.”
Sofia Valério
Técnica local do Café Memória