Voltar

Para as velhas e velhos bonitões de Almada

img
Continuamos a receber mensagens de esperança das nossas entidades parceiras, e hoje chegou uma carta da artista plástica Maria Seruya, do projeto “Velhas Bonitonas”. O nosso agradecimento pelas suas palavras, e pela disponibilidade manifestada em apoiar a instituição.

 

“Queridas Velhas e Velhos Bonitões de Almada,

 

Não é um momento fácil o que estamos a viver, mas o desafio para todos é aproveitar este momento para restaurarmos o que perdemos.

 

Aquilo que perdemos tem a ver com a forma como aproveitámos o tempo até agora, numa correria diária, um consumismo desmedido preocupados com o que queremos ter, com o que queremos conquistar, com o nosso ego, com os nossos muros.

 

O que está a acontecer é que estamos dentro de muros fechados em casa, mas a redescobrir-nos e a abrir aos poucos o nosso coração, tornando esses muros a cada dia que passa mais invisíveis, dizer o que ficou por dizer, expressar o amor que ficou por dar, escutar o que deve ser ouvido.

 

Porque esta forma de estar de “clausura” dá lugar a irmos bem fundo dentro e fora de nós indo à procura do que perdemos. Torna-se mais claro aquilo que queremos encontrar porque não estamos a fugir, estamos presentes. E vem tudo ao de cima, quer queiramos quer não.

 

Sozinhos ou acompanhados, vem mesmo tudo ao de cima e o desafio é saber lidar connosco e com os outros com compaixão.

 

O facto de nos fecharmos e estarmos em isolamento é inclusivamente um bem que estamos a fazer uns aos outros, é quase uma forma de voluntariado na qual estamos todos juntos a salvar a humanidade. E isso é muito forte.

 

Gostava de vos enviar a todas as Velhas Bonitonas e Velhos Bonitões de Almada uma mensagem de agradecimento e esperança que com a coragem própria de uma vida se estão também a reinventar e agradecer por estarem também a salvar vidas pelo esforço de estarem em casa.

Vocês são mais do que nunca os nossos heróis!!

A idade e a forma de estar própria da vossa geração ofereceu-vos uma sabedoria e resiliência que vos serve de instrumento neste momento.

 

Tenho uma grande admiração e compaixão por cada um de vocês e acredito que cada um está a fazer a sua parte de se manter resguardado para sua própria saúde também. É de facto mesmo fundamental que o façam.

 

Aos Funcionários Bonitões de Almada gostaria de deixar a mesma mensagem de se redescobrirem indo ao encontro do que acabou por se perder sem darmos conta na correria que se vivia do dia-a-dia.

 

Agradeço o vosso papel humanitário tão bonito e deixo-vos a reflexão de juntos irmos ao fundo de nós próprios e percebermos com esta paragem qual é o nosso papel e como podemos ser melhores, como podemos praticar a compaixão de forma ainda mais eficaz com o nosso vizinho do lado, do bairro, da nossa cidade, do nosso país e do nosso planeta Terra.

Todos nos vamos reinventar no decorrer desta situação desafiante, e penso que se já ajudávamos activamente muitas pessoas, deixo o desafio de na nossa reinvenção podermos, cada um com o seu papel, ajudarmos muitas muitas, muitas, muitas, muitas mais.

Milhões de Beijinhos, 

 

Velhas Bonitonas & Maria Seruya”

Próximo

Igreja da Misericórdia (horário)

A igreja está aberta ao público todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h00 às 17h00. Celebrações religiosas, todos os domingos às 17h00 Visitas guiadas todos os últimos sábados do...

Tomada de posse dos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Almada

A 4 de janeiro tomaram posse para novo mandato de 4 anos os órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Almada.  Na cerimónia...

COVID-19 Informação

Tendo em consideração a atual situação pandémica que o nosso país enfrenta por causa do virus COVID-19, a Santa Casa da Misericórdia de Almada informa os tabalhadores, utentes...

Complexo “A Casinha” - Recrutamento de amas para o serviço de Creche Familiar da SCMA

A “Creche familiar” da “Santa Casa da Misericórdia de Almada”, sedeada no complexo social “A Casinha”, presta cuidados à primeira infância...

Espaço Santa Casa enche-se de produtos a pensar em si!

          Renovámos o nosso Espaço com artigos para todas as idades. Temos aquele presente especial para este Natal a um preço social. Pijamas,...

Abra as Portas à sua Ideia de Negócio!

Se procura um Espaço para criar o seu emprego…Candidate-se ao projeto Atividades Económicas Autónomas …e Abra as Portas à sua Ideia de Negócio!