
Esteve patente na oficina da cultura, entre os dias 22 e 31 de maio, de quarta-feira a domingo, a exposição que assinala os 460 anos da fundação da Misericórdia de Almada.
De modo a dar conhecer um pouco da sua história, foram feitos, entre outras atividades, ateliers para as crianças das nossas valências de infância e juventude, mas também de outras instituições do Concelho.
Depois, viajámos no tempo e falámos de algumas figuras históricas da nossa Santa Casa e de como ajudavam os mais carenciados. De um modo divertido, todos entenderam que Misericórdia pode significar Dar o coração aos mais necessitados, ou seja, dar o melhor de nós para ajudar quem mais precisa.
Os mais graúdos, utentes e voluntários da instituição, também tiveram direito a visitas guiadas e também ficaram a conhecer um pouco da riqueza do passado desta Santa Casa e a sua evolução até aos nossos dias. Para eles, a história contou-se de forma diferente, igualmente ligeira, reavivando memórias de outros tempos, e explicando a razão de ser desta instituição centenária. No final de contas, todos compreenderam que a história é necessária e útil aos nossos dias, pois como disse o historiador David McCullough, a História trata de quem somos, porque somos, e como somos!
Paula Costa
Historiadora
Santa Casa da Misericórdia de Almada