
Já há algum tempo que o “Lar D. Nuno Álvares Pereira” teve o prazer de conhecer o Alex Gessé, alguém que nos procurou para voluntariamente nos propor uma caminhada na floresta.
O Alex é guia de terapia da floresta, ou “Shinrin-Yoku”. Esta terapia é originária do Japão e também é conhecida como “Banho da floresta”.
Um dos objetivos destas caminhadas é tranquilamente apurar os sentidos, não só os 5 comuns, mas também a imaginação e a intuição. Por vezes parar para ver, ouvir, cheirar, tocar e saborear é difícil, parece estranho, mas assim que conseguimos abrandar o ritmo e estar despertos para tudo o que nos envolve, torna-se mais fácil.
Chegados à Mata dos Medos, fizemos um círculo, conhecemos o guia Alex e apresentámo-nos referindo algo pelo qual estamos gratos.
Percorrermos a floresta aceitando alguns convites feitos pelo Alex, entre expectativas, medos do desconhecido, algumas brincadeiras, curiosidade e aceitámos de olhos fechados ou abertos esta nova experiência, com a vontade de a poder repetir!
Sic Alex Gessé “queria agradecer a disponibilidade e força (…) para que os miúdos pudessem vir à floresta. Foi um prazer poder andar com os miúdos pela floresta. E mais uma aprendizagem.”
O lar é que tem a agradecer a disponibilidade e a vontade que muitos continuam a ter em “dar um pouco de si e levar um pouco de nós”.
Marta Pinheiro
Animadora Sociocultural
Lar D. Nuno Álvares Pereira