O projeto “Jogos sobre rodas - Contributos da ASC no bem-estar da pessoa idosa com demência”, enquadra-se no estágio realizado na ERPI “Lar granja Luís Rodrigues”, da Santa Casa da Misericórdia de Almada. O presente projeto, centrado na investigação-ação prática, teve início a 22 de fevereiro e conclusão a 11 de junho do presente ano.
Os objetivos do projeto foram: contribuir para o bem-estar da pessoa idosa com demência, através de atividades de animação socioculturais; estimular as pessoas idosas com demência para atividades que despertem as suas capacidades de participação, comunicação, interação e afeto; promover a autonomia, autoestima e continuidade da pessoa idosa no seu ambiente habitual, diminuindo o estigma associado à pessoa idosa com demência.
A investigação contou com 6 participantes a quem foram aplicados três instrumentos de avaliação para recolha de dados. Estes instrumentos foram: “Questionário de qualidade de vida” (WHOQOL-BREF), inquérito por entrevista e grelhas de observação. A recolha de dados permitiu conhecer gostos, interesses e hábitos, e identificar algumas necessidades do grupo-alvo. A intervenção consistiu na construção de um painel composto por 6 jogos, envolvendo a animação cognitiva, animação motora, animação lúdica, animação através da expressão plástica, animação através da comunicação oral e corporal, animação associada ao desenvolvimento pessoal e social tendo em conta as características e necessidades de cada participante. Todo ele foi um estímulo permanente para as capacidades mentais, físicas e afetivas.
Este projeto permitiu trabalhar a individualidade de cada um dos participantes, de forma a promover o sucesso e a motivação, essenciais para a realização das rotinas, de novos hábitos e novos interesses. A melhor forma para amenizar os problemas da velhice é através da estimulação. A autora define “estimulação” como “animar” e “encorajar”. Estimular, ou seja, animar “é criar meios de manter a mente, as emoções, as comunicações e os relacionamentos em atividade” (Zimerman, 2000).
Mária António
Animadora Sociocultural
LGLR