Voltar

Afinal, o que é um padrão?

img
img
img
img
img

Numa das nossas saídas ao exterior, o R.C disse que tinha descoberto um padrão: “Sandra, olha isto é um padrão: sombra, sol, sombra, sol, sombra, sol”. Quando chegámos à sala, tornámos a conversar sobre esta descoberta e combinámos que seria tão bom todo o grupo perceber afinal o que era um padrão.

 

Assim, numa das tardes de trabalho participado de matemática, todo o grupo começou por se sentar e pensar afinal “o que é um padrão??”.

 

As primeiras respostas sobre o que achávamos que era um padrão foram várias: “é aquilo que os animais têm nos ossos”, “é uma coisa que chega ao fim e volta ao início, “é o igual e o igual…”

 

Depois, a Sandra desafiou-nos a tentar construir um padrão com o nosso corpo e os resultados foram os que estão à vista nas fotografias. Tantas foram as gargalhadas quando pudemos perceber com o nosso próprio corpo, que também conseguimos fazer padrões e que eles estão por todo o lado.

 

A tarefa seguinte era mais exigente e, por isso, juntámo-nos a pares e, juntos com brinquedos da sala e partindo da história “O nabo gigante”, criámos padrões com os nossos brinquedos.

 

Tal como as “Orientações curriculares para a educação pré-escolar” (2016) nos vêm lembrar, uma das funções do jardim-de-infância é criar ambientes de aprendizagem ricos, em que as crianças se possam desenvolver, construindo bases sólidas para alicerçar aprendizagens. Estas, refletir-se-ão ao longo da vida, quer na sociabilização, quer no reconhecimento de algumas regras e procedimentos.

 

              

 Sandra de Santa Bárbara

 Educadora de Infância

 CIAI / CC PIA 1

Igreja da Misericórdia (horário)

A igreja está aberta ao público todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h00 às 17h00. Celebrações religiosas, todos os domingos às 17h00 Visitas guiadas todos os últimos sábados do...

Complexo “A Casinha” - Recrutamento de amas para o serviço de Creche Familiar da SCMA

A “Creche familiar” da “Santa Casa da Misericórdia de Almada”, sedeada no complexo social “A Casinha”, presta cuidados à primeira infância...

"Pandemónio" - Espetáculo de dança e música

No Próximo dia 27 de julho, às 21 horas, realizar-se-á no Auditório Fernando Lopes Graça, no Fórum Municipal Romeu Correia, o espetáculo de música e dança intitulado...

Espaço Santa Casa enche-se de produtos a pensar em si!

          Renovámos o nosso Espaço com artigos para todas as idades. Temos aquele presente especial para este Natal a um preço social. Pijamas,...

Abra as Portas à sua Ideia de Negócio!

Se procura um Espaço para criar o seu emprego…Candidate-se ao projeto Atividades Económicas Autónomas …e Abra as Portas à sua Ideia de Negócio!