A “Santa Casa da Misericórdia de Almada” assinou, no passado dia 12 de outubro, na qualidade de entidade coordenadora operacional local, um protocolo para implementação do “Gabinete cuidar melhor” de Almada, uma parceria com a “Associação Alzheimer Portugal” (criadora do conceito) e a “Câmara Municipal de Almada”.
Trata-se de uma resposta comunitária, pluridisciplinar, personalizada e de proximidade, na área das demências, com o duplo enfoque na pessoa com demência e no cuidador.
O “Gabinete cuidar melhor” (GCM) visa:
- informar, sensibilizar e aumentar os conhecimentos sobre a demência, contribuindo para um diagnóstico precoce e subsequente intervenção;
- criar uma rede de contactos para intervenção integrada e encaminhar os cuidadores e as pessoas com demência para as respostas sociais e outras existentes na comunidade;
- formar cuidadores, por forma a contribuir para uma melhor prestação de cuidados.
O GCM pode visar ainda:
- implementar respostas de avaliação e intervenção que visem potenciar as capacidades cognitivas e sociais das pessoas com demência e proporcionar apoio psicológico aos cuidadores.
O “Gabinete cuidar melhor” encontra-se sediado no “Centro de São Lázaro”, Rua D. José de Mascarenhas, 40-42, em Almada (antigo hospital). Os atendimentos presenciais ocorrem todas as segundas feiras, das 9h30 às 12h30, com início a partir de 26 de novembro próximo.
Encontra-se já em funcionamento a linha de atendimento telefónico:
931 633 954 – de segunda a sexta feira, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 16h00.
Sofia Valério,
Coordenadora do Gabinete Cuidar Melhor Almada