Voltar

“Cante pela sua saúde”

img
img
img
img
img

Este projeto começou com uma ideia, como começam todas as inovações e transformações que o ser humano cria e recria, para tornar a sua experiência de vida intensa, rica e partilhada. A criatividade é a expressão máxima da nossa inteligência e dos nossos sentimentos, tal como nos explicou António Damásio, sem sentimentos não há consciência, sem consciência não temos memória e não vivemos em pleno a vida que nos foi concedida.

A nossa cara Anabela pensou e sentiu que esta ideia era importante, era criadora e podia desenvolver uma abordagem inovadora e muito importante para as pessoas maiores que necessitam, como todas, de atenção, que se pense nelas e para elas, que se construa um papel identitário e de pertença a uma sociedade que tende a reduzir a sua possibilidade de participação e envolvimento.

A ideia foi financiada pelo Orçamento Participativo Portugal de 2017, sob o título “Grupos de Canto para Seniores”. O programa de canto foi implementado, ao longo dos anos de 2019 e 2020, abrangendo um total de 150 seniores. O principal objetivo foi avaliar os efeitos do canto no bem-estar, no funcionamento cognitivo e na saúde em geral dos participantes.

Os dados de avaliação e os resultados foram recolhidos e avaliados por uma equipa de especialistas de áreas científicas específicas (Psicologia-Psicossocial, Neuropsicologia, Psicomotricidade e Saúde). A equipa científica foi coordenada pelas professoras Iolanda Galinha da UAL e Luísa Lima do ISCTE. A direção artística foi assegurada pela Anabela Pires e João Frizza, a direção musical por Sérgio Fontão. Só foi possível desenvolver este projeto através de um consórcio de várias entidades, tais como: a DGA, a SCMA, a SCML, a CEU-UAL, o ISCTE-CIS-IUL e o OPART/Teatro Nacional de São Carlos.

O desenvolvimento de todo este projeto foi concluído através da realização de uma conferência com o tema “Música para a Saúde e o Bem-estar” que permitiu juntar investigadores e profissionais para partilharem o seu trabalho e refletirem em conjunto sobre a ideia já confirmada e testada, de que ouvir ou fazer música contribui para melhorar a saúde e o bem-estar das comunidades em geral e dos indivíduos em particular.

O papel da música na vida de todas as pessoas é cada vez mais valorizado e compreendido o seu impacto na qualidade de vida e bem-estar. Nesta conferência fica patente a preocupação e atenção crescente que este tema tem suscitado, através da participação de altos cargos de responsabilidade social e civil, que podem apoiar projetos e práticas que espelhem o conhecimento científico e empírico apresentado e espelhado nas apresentações da conferência.

 Estiveram presentes a Ministra da Cultura Graça Fonseca, a Presidente da Câmara de Almada Inês de Medeiros, o Provedor da SCML Edmundo Martinho, o Provedor da SCMA Joaquim Barbosa, a Coordenadora da Unidade de Missão para os Cuidados Continuados da SCML Ana Jorge, a Reitora do ISCTE Maria de Lurdes Rodrigues, o Reitor da UAL José Amado da Silva e a Presidente do Conselho de Administração do OPART/Teatro Nacional de São Carlos, Conceição Amaral, entre muitos outros ilustres participantes.

A experiência dos idosos da SCMA e da ARPILF, testemunhada pelos profissionais que os acompanharam em todos os momentos, foi extremamente positiva e visivelmente transformadora da sua atitude para novos desafios, da autoconfiança e autoestima, da motivação e empenho no relacionamento com os outros, no humor e na valorização pessoal, no combate à solidão e no seu bem-estar e apego à vida.

Agradecemos a todos os que permitiram estes momentos, desde o porteiro que nos abria a porta no Convento dos Capuchos ao Maestro que nos ensinou a arte do canto e todos os outros que abraçaram e acarinharam este Projeto.

Muito Obrigado e não se esqueçam de cantar!   

Veja os vídeos:

Cante Pela Sua Saúde _ Documentário ►
Cante pela sua saúde_ Memória ►

 

 

Alexandra Antunes
Cordenadora setor de Animação Sóciocultural
SCMA

Igreja da Misericórdia (horário)

A igreja está aberta ao público todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h00 às 17h00. Celebrações religiosas, todos os domingos às 17h00 Visitas guiadas todos os últimos sábados do...

Complexo “A Casinha” - Recrutamento de amas para o serviço de Creche Familiar da SCMA

A “Creche familiar” da “Santa Casa da Misericórdia de Almada”, sedeada no complexo social “A Casinha”, presta cuidados à primeira infância...

Plano de contingência - Covid-19

Informação atualizada, aos tabalhadores, utentes e familiares sobre as medidas preventivas constantes no Plano de contingência que apresentamos em anexo. ...

Convocatória Assembleia Geral Ordinária

Informam-se os Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Almada, que irá realizar-se no próximo dia 29 de novembro, entre as 17h00 e as 20h00, a reunião de Assembleia Geral...

Espaço Santa Casa

Estamos na nova loja na Avenida Professor Egas Moniz nº 2D, 2800-067 Almada. Horário de funcionamento: De 2.ª-feira a 6.ª feira: 10h00 às...

Abra as Portas à sua Ideia de Negócio!

Se procura um Espaço para criar o seu emprego…Candidate-se ao projeto Atividades Económicas Autónomas …e Abra as Portas à sua Ideia de Negócio!