Testemunhos Testemunhos

Voltar

Amor Rafeiro

O Amor Rafeiro é um movimento social de pessoas que tem como objetivo imediato a construção de um canil/gatil multiusos no concelho de Almada.

As novas instalações que pretendemos criar estão pensadas em beneficiar pessoas como animais. Não queremos mais um depósito de animais, esquecido pelo mundo. Queremos trazer pessoas ao novo canil/gatil, as famílias, as turmas das escolas, a população em geral, para que este espaço seja partilhado e usado por todos os seres.

Um exemplo desta convivência é o exercício físico com cães. Quem não pode ter um cão, pode passear um em benefício do animal e da sua saúde. Para isso estamos a preparar uma série de cães, de forma que saibam andar bem à trela e não causem atritos quando se cruzam com outros animais.

Um outro exemplo é a assistência social com animais que procuramos prestar. Desde Janeiro de 2014, a Lia, uma cadela da rua que entretanto foi adotada, visita uma vez por semana o Lar Granja Luís Rodrigues em Costas de Cão, trazendo alegria e afeto aos idosos que nele habitam. No fundo, queremos que os cães e gatos abandonados voltem a ser integrados na sociedade, no ambiente que lhes é natural como animais de estimação. Em ambos os exemplos citados, estamos já a fazer em escala pequena o que, a partir do novo canil/gatil, passará a ser uma prática corrente.

Os benefícios da interação dos seres humanos com os animais já estão amplamente estudados. O que impede uma implantação mais imediata do nosso projeto é a precaridade das condições no canil da Aroeira. Se tivéssemos condições e meios financeiros para manter os animais sem pulgas, poderíamos avançar muito mais rapidamente. Eis mais uma razão porque a construção de um novo canil/gatil é importante, assim como o apoio dos almadenses para a sua implantação.

Em relação à (re)integração de gatos estamos a propor a lares de idosos ou outras instituições e estabelecimentos públicos e privados que adotem um ou dois gatos, sobretudo os que já tiveram uma família e que foram abandonados. Estes animais estão carentes, mas perfeitamente adaptáveis ao novo espaço de acolhimento. É preciso dialogar e criar uma maior abertura para esta possibilidade que, mais uma vez, beneficiará seres humanos e animais.

Que sociedade queremos ter? Eis uma das perguntas essenciais a que as propostas do Amor Rafeiro querem dar resposta: uma sociedade inclusiva em que haja um convívio mais equilibrado com os outros seres vivos que connosco partilham o mesmo espaço.

amorrafeiro.weebly.com  |  www.facebook.com/AmorRafeiro  |  amor.rafeiro@gmail.com


Regulamento Regulamento

Inscrição Inscrição

Ser Voluntário

As Santas Casas iniciaram as suas ações em finais do século XV tendo como base o trabalho voluntário dos irmãos. Com o decorrer do tempo e o alargamento da intervenção das Misericórdias, o...