DLBC - Desenvolvimento Local de Base Comunitária

DLBC- DESENVOLVIMENTO LOCAL DE BASE COMUNITÁRIA é um instrumento enquadrado na Estratégia Europa 2020 e no Acordo de Parceria adotado entre Portugal e a Comissão Europeia – Portugal 2020. Apresenta uma abordagem de desenvolvimento territorial focalizado no empreendedorismo e na criação de postos de trabalho como resposta aos elevados níveis de desemprego e aos crescentes índices de pobreza. Em estreita ligação ao tecido social, económico e institucional de cada território, e através do desenvolvimento, diversificação e competitividade da economia local e do estímulo à inovação social pretende-se a melhoria das condições de vida das populações e dos territórios mais fragilizados. 

 

ENVOL20 ALMADA -  DLBC Urbano

Envol20 Almada DLBC Urbano assume-se em Almada como suporte ao desenvolvimento territorial, nomeadamente de 4 territórios do concelho- Laranjeiro, Feijó, Caparica e Trafaria - zonas estas cuja vulnerabilidade está representada em diferentes dimensões: social, económico, habitacional, ambiental, entre outras. 

A Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) definida para os referidos territórios, teve por base a identificação de vulnerabilidades e necessidades, mas também de recursos, potencialidades e prioridades para a resolução ou atenuação daquelas. A EDL foi construída com o envolvimento, de forma articulada e concertada, de um conjunto de atores locais, que incluíram, quer a população residente, quer entidades públicas, privadas (incluindo pessoa singular) e da economia social, com intervenção relevante nos territórios/grupos alvo, ou com conhecimento ou experiência significativa nas áreas a intervir. Deste conjunto de atores locais constituiu-se o Grupo de Ação Local (GAL) que tem a função de elaborar, implementar, acompanhar e avaliar a EDL.

A Estratégia de Desenvolvimento Local do Envol20 Almada, tendo por base a reflexão coletiva, o diálogo concertado e participação ativa dos atores locais- nos 4 territórios do concelho- assume-se como via para reforçar parcerias estratégicas para a criação ou maximização de oportunidades sobretudo ao nível da Empregabilidade, Emprego, Empreendedorismo, Educação e Formação nas/para as comunidades locais, minimizando os fenómenos de pobreza, desemprego e exclusão social e potenciando o desenvolvimento sustentável dos territórios. 

Visão:

Consolidar uma rede de parceiros que concorra para um território mais coeso e desenvolvido, promotor de novas oportunidades, nos domínios da educação, formação e empregabilidade.

Objetivos :

1- Promover o desenvolvimento local através da consolidação de uma intervenção em rede e implementação de estratégias concertadas com os diferentes atores, nos domínios da educação, formação e empregabilidade.

2-  Contribuir para o reforço da economia local através da qualificação do capital humano, do tecido empresarial e do estímulo ao desenvolvimento de soluções que potenciem a utilização eficiente dos recursos ou oportunidades do território.

3-  Promover a inserção social, combatendo as causas que estão na base dos fenómenos de exclusão social nos territórios mais vulneráveis do Concelho, através de processos de capacitação, participação e de criação de respostas nas áreas da educação, formação e empregabilidade. 


Acompanhe as Nossas Notícias

Caparica-Trafaria-Laranjeiro-Feijó, acolhem SI2E e o Envol20 Almada-DLBC

Com a abertura do Aviso de Candidatura à medida SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E AO EMPREGO- SI2E foram realizadas sessões nos territórios...

Candidaturas abertas ao “Sistema de Incentivos SI2E”

Estão abertas as candidaturas para a medida “Sistema de incentivos ao emprego e ao empreendedorismo - SI2E”, em Almada, até dia 29 de Dezembro de 2017. O SI2E é direcionado para...

ENVOL20 ALMADA – Desenvolvimento Local de Base Comunitária Urbano (Portugal 2020)

  No âmbito dos objetivos da Estratégia Europa 2020 surgiu o instrumento Desenvolvimento Local de Base Comunitária- DLBC, vertente urbana. No âmbito da implementação deste...