Voltar

SCMA homenageia Celina Pereira

img
img
img
img
img
img

Dedicou a sua vida à arte e à cultura, destacando-se a valorização que promoveu, através da educação intercultural, das memórias e património cultural de Cabo Verde.

Educadora de infância, cantora, contadora de histórias, Celina Pereira colaborou no ano letivo de 2017/2018 com o Centro Social da Trafaria no arranque do projeto “Somos de todo o mundo”, um projeto na área da educação para a cidadania que visa justamente criar um espaço para a partilha intercultural e étnica entre crianças, através de histórias e ações de participação das famílias no trabalho pedagógico das salas de infância deste equipamento social.

Como reconhecimento e manifestação de uma imensa gratidão pelo seu contributo, a Santa Casa da Misericórdia de Almada colocou no chamado “Parque de Reminiscências” do Centro Social da Trafaria um painel de fotografias de Celina Pereira, um trabalho da autoria da fotojornalista Marta Poppe, apoiado pela Câmara Municipal de Almada no âmbito do PAC (Plano de ação cultural). As fotografias são uma reportagem em imagens do dia em que Celina reuniu com crianças do pré-escolar para apresentação do seu livro “Do tambor a Blimundo”.

O painel foi inaugurado no passado dia 18 de outubro, numa sessão de homenagem que contou com a participação e apoio da Associação Adsumus, na pessoa da sua presidente, Lígia Almeida.

Marcaram presença neste evento a Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, a Embaixatriz de Cabo Verde, Manuela Brito, o representante do Alto Comissariado para as migrações, Vasco Malta, e a Presidente da União de Juntas de Freguesia, Teresa Coelho, unânimes no reconhecimento de mérito ao percurso de vida de Celina Pereira.

 

Sofia Valério 
Diretora Técnica do Centro Social Da Trafaria

Igreja da Misericórdia (horário)

A igreja está aberta ao público todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h00 às 17h00. Celebrações religiosas, todos os domingos às 17h30 Visitas guiadas todos os últimos sábados do...

Nova Oportunidade … SI2E – Sistema Incentivo ao Empreendedorismo e Emprego - Almada!

JÁ ABRIU… até dia 14 de setembro!                   …novo concurso para apresentação de candidaturas à...

Sopa na Horta

Mais uma vez a Santa Casa da Misericórdia de Almada, vai promover a iniciativa “Sopa na Horta”, tratando-se já da 4ª edição sempre com bastante sucesso. É um evento realizado...

Espaço Santa Casa enche-se de produtos a pensar em si!

          Renovámos o nosso Espaço com artigos para todas as idades. Temos aquele presente especial para este Natal a um preço social. Pijamas,...

Abra as Portas à sua Ideia de Negócio!

Se procura um Espaço para criar o seu emprego…Candidate-se ao projeto Atividades Económicas Autónomas …e Abra as Portas à sua Ideia de Negócio!