Voltar

Prémio Entidade Empregadora Inclusiva

img
img
img

A Santa Casa da Misericórdia de Almada, (SCMA), é uma das 11 entidades distinguidas com o prémio marca Entidade Empregadora Inclusiva 2017, entregue em cerimónia pública, no passado dia 20 de novembro. O prémio foi atribuído pelo IEFP pela primeira vez, e resultou de parceria com a Associação Portuguesa de Ética Empresarial, a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas e o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

O prémio reconhece e distingue práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas pelas entidades empregadoras relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade. De acordo com declarações do IEFP, com esta iniciativa pretende-se “impulsionar a adoção de práticas de gestão que garantam maior igualdade no acesso, manutenção e progressão na carreira das pessoas com deficiência e incapacidade”.

Candidataram-se ao prémio 99 entidades de todo o país, foram visitadas no âmbito da candidatura 35, e atribuído o prémio a 11 entidades.

A SCMA apresentou a sua candidatura em fevereiro, tendo sido posteriormente visitada pela comissão de peritos, que confirmou evidências de práticas apresentadas, em sede de candidatura.

A candidatura ao prémio, prevê quatro domínios - Recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional, Manutenção e retoma do emprego, Acessibilidades, e Serviço e relação com a comunidade.

As entidades concorrentes podiam optar por candidatar-se a todos os domínios, ou apenas a alguns deles. No caso da SCMA, a apresentação de evidências em todos os domínios garantiu a distinção acrescida de Empregador de excelência 2017. Foram destacadas 3 práticas de gestão evidenciadas na candidatura- Integração plena dos trabalhadores com deficiência e incapacidade, Apoio no retorno ao trabalho e Parcerias com a comunidade.

Será agora possível a utilização do selo da marca pelo período de 2 anos, período durante o qual é intenção melhorar as práticas de inclusão existentes e implementar outras de fácil introdução e sem custos acrescidos para a instituição, nomeadamente no domínio das práticas de comunicação.

Nas palavras do Provedor da SCMA, Joaquim Barbosa, este prémio é o reconhecimento do trabalho que a instituição faz na comunidade em que se insere, no âmbito da inclusão de pessoas com deficiência e incapacidade. É também mérito de todos os que aqui trabalham, contribuindo diariamente para a evidencia das boas práticas de inclusão.

 

Carla Scarpa
Carla Gonçalves
Coordenação RH e SGQ

Igreja da Misericórdia (horário)

A igreja está aberta ao público todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h00 às 17h00. Celebrações religiosas, todos os domingos às 17h30 Visitas guiadas todos os últimos sábados do...

Nova Oportunidade … SI2E – Sistema Incentivo ao Empreendedorismo e Emprego - Almada!

JÁ ABRIU… até dia 14 de setembro!                   …novo concurso para apresentação de candidaturas à...

Sopa na Horta

Mais uma vez a Santa Casa da Misericórdia de Almada, vai promover a iniciativa “Sopa na Horta”, tratando-se já da 4ª edição sempre com bastante sucesso. É um evento realizado...

Espaço Santa Casa enche-se de produtos a pensar em si!

          Renovámos o nosso Espaço com artigos para todas as idades. Temos aquele presente especial para este Natal a um preço social. Pijamas,...

Abra as Portas à sua Ideia de Negócio!

Se procura um Espaço para criar o seu emprego…Candidate-se ao projeto Atividades Económicas Autónomas …e Abra as Portas à sua Ideia de Negócio!