Voltar

Parque da Serafina… e os direitos das crianças

img
img
img
img
img
img

A 20 de março, no âmbito do projeto municipal PAC - Plano de Ação Cultural - subordinado tema dos direitos das crianças, passámos o dia no parque da Serafina, em Monsanto.

Desde outubro que temos vindo a desenvolver este projeto e a conhecer a "Convenção sobre os direitos da criança", ratificada por Portugal em 21 de Setembro de 1990, da qual elegemos alguns direitos com os quais mais nos identificamos:

1. Direito a uma família 

2. Direito a um nome e a uma nacionalidade 

3. Direito à educação 

4. Direito a alimentação (saudável) e acesso à saúde 

5. Direito a ser protegida contra a exploração infantil

6. Direito a dar a sua opinião e a ser escutada a sua voz

7. Direito a brincar

 

Porque o brincar é um direito muitas vezes esquecido pelos adultos, cabe à educação, como preveem as atuais Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, colocar de novo o brincar num lugar central na vida de todas as crianças.

Assim, considerámos que este espaço seria excecional para explorar recantos e partilhar brincadeiras à luz, dos direitos da criança. Durante o dia ainda houve tempo para representar graficamente alguns desses direitos, com os quais mais nos identificamos.

A mensagem deste dia é... Que bom é ser criança e poder BRINCAR, aprender e ser feliz!

 

Alexandra Silva
Educadora de Infância
CCPIA1

Igreja da Misericórdia (horário)

A igreja está aberta ao público todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h00 às 17h00. Celebrações religiosas, todos os domingos às 17h30 Visitas guiadas todos os últimos sábados do...

Nova Oportunidade … SI2E – Sistema Incentivo ao Empreendedorismo e Emprego - Almada!

JÁ ABRIU… até dia 14 de setembro!                   …novo concurso para apresentação de candidaturas à...

Sopa na Horta

Mais uma vez a Santa Casa da Misericórdia de Almada, vai promover a iniciativa “Sopa na Horta”, tratando-se já da 4ª edição sempre com bastante sucesso. É um evento realizado...

Espaço Santa Casa enche-se de produtos a pensar em si!

          Renovámos o nosso Espaço com artigos para todas as idades. Temos aquele presente especial para este Natal a um preço social. Pijamas,...

Abra as Portas à sua Ideia de Negócio!

Se procura um Espaço para criar o seu emprego…Candidate-se ao projeto Atividades Económicas Autónomas …e Abra as Portas à sua Ideia de Negócio!