Voltar

Nós (os) voluntários

img
img
img
img
img
img

Em outubro, um grupo de 26 voluntários da “Santa Casa da Misericórdia de Almada” participou em mais um momento de convívio/formação, desta vez, em ambiente náutico.

A formação decorreu numa embarcação tradicional, cedida pela Câmara Municipal do Seixal, que disponibilizou o varino «Amoroso» e uma equipa de excelência para nos acompanhar.

O serviço de psicologia organizou a atividade e deu um workshop de nós de marinheiro, com vista à simbolização e reflexão de valores/forças do voluntariado na instituição. Após a aprendizagem do nó direito, nó de lais de guia, nó de correr e o nó de cabeça de cotovia, partilharam-se reflexões com o grupo.

Um gesto mesmo que simples de um voluntário, à semelhança de um nó direito, pode promover a união e sintonia com o utente e com a equipa. A prestação de um voluntário por vezes é tão imprescindível para a população com que intervimos como um bálsamo. Por vezes este apoio surge em situações fulcrais, contribuindo para que, naquele momento, a fragilidade não se acentue e se torne menos dolorosa. Por último, os contributos dos voluntários são essenciais para complementarem os das equipas da instituição porque juntos são mais fortes.

Deixamos um agradecimento especial à “Câmara Municipal do Seixal”, nomeadamente à equipa do “Gabinete de Desenvolvimento Económico e Turismo”. Um obrigado também ao escuteiro de Almada, Luís Manuel Dias, pelo seu apoio à nossa equipa, ao ensinar-nos a técnica dos nós.

 

Adelaide Pinheiro 
Coordenadora do Serviço de Psicologia
Lar D. Nuno Álvares Pereira

Igreja da Misericórdia (horário)

A igreja está aberta ao público todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h00 às 17h00. Celebrações religiosas, todos os domingos às 17h30 Visitas guiadas todos os últimos sábados do...

Apresentação do livro (RE) CONSTRUINDO A CASA DOS AFETOS

No próximo dia 12 de novembro, pelas 16:00 horas, a “Santa Casa da Misericórdia de Almada” irá apresentar o livro que editou, intitulado "(Re)Construindo a Casa dos...

Espaço Santa Casa enche-se de produtos a pensar em si!

          Renovámos o nosso Espaço com artigos para todas as idades. Temos aquele presente especial para este Natal a um preço social. Pijamas,...

Abra as Portas à sua Ideia de Negócio!

Se procura um Espaço para criar o seu emprego…Candidate-se ao projeto Atividades Económicas Autónomas …e Abra as Portas à sua Ideia de Negócio!