Voltar

Entregerações… Projeto marco do correio!

img
img
img
img
img

Durante dois meses os Exploradores levaram a cabo o projeto "Marco do correio" no âmbito do Entregerações, um projeto de correspondência entre as crianças do CCPIA1 e idosos do CIAI.
Iniciámos em janeiro, num momento de grande grupo, com a discussão de questões sobre igualdade de género, uma temática que considerávamos totalmente desconhecida, mas sobre a qual tínhamos algumas ideias.
Em pequeno grupo escrevemos a primeira carta aos avozinhos e, uma semana depois, recebemos a resposta às nossas dúvidas. Assim sucessivamente, fomos construindo conhecimento e partilhando experiências e vivências.

Semana após semana, através da troca de 9 cartas, descobrimos que ainda se mantêm muitas desigualdades de género, apesar de haver atualmente mais igualdade de oportunidades. Partilhámos aspetos relativos às funções das mulheres e dos homens, no que diz respeito às tarefas domésticas e aos cuidados e responsabilidades familiares. Concluímos que estas eram totalmente atribuídas às mulheres, à exceção de raros casos em que os homens cozinhavam apenas uma vez por semana. Atualmente esta situação quase se inverteu, pois, os homens passaram a partilhar mais estas tarefas com as mulheres.
À medida que as cartas iam chegando também o nosso interesse ia aumentando, não só porque podíamos formular novas questões, como organizar novas pesquisas e momentos de conversa.
E porque queríamos saber mais sobre o tempo antigo, lançámos novo desafio: conhecer as profissões de homens e mulheres. Ficámos surpresos com as respostas. Antigamente o acesso a determinadas profissões e/ou carreiras estava totalmente vedado às mulheres como, por exemplo, o trabalho no mar (pesca e marinha), pilotar aviões, ser pedreiro, polícia ou político. As mulheres tinham como trabalhos fora de casa apenas o fabril, a agrícola e o doméstico.
Hoje, depois de muito trabalho desenvolvido por grandes mulheres nesta área da igualdade de género, todas podem escolher e aceder a qualquer profissão e os seus contributos têm sido largamente reconhecidos.

Terminámos estes nossos diálogos com as aspirações dos Exploradores e passámos aos Conquistadores a missão de continuar este projeto.

 

Alexandra Silva
Educadora de Infância
Centro Integrado Arco-íris/  Centro Comunitário Pia 1

Igreja da Misericórdia (horário)

A igreja está aberta ao público todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h00 às 17h00. Celebrações religiosas, todos os domingos às 17h30 Visitas guiadas todos os últimos sábados do...

Matrículas infância - Ano letivo 2018/2019

Informa-se que decorrerão durante o mês de maio as incrições/ renovações de matrícula para creche e pré-escolar na Santa Casa da Misericórdia de Almada.  Em...

Promoção Empreendedorismo Imigrante (PEI) - Convite a quem é Empreended@r!

INSCRIÇÕES ABERTAS para o curso “Promoção do Empreendedorismo Imigrante - PEI” . Tem uma ideia empreendedora? É imigrante? Quer abrir o seu negócio? A “Santa Casa da...

A "Santa Casa da Misericórdia de Almada" vai organizar um evento de cariz ambiental, denominado "SOS Ambiente"

A "Santa Casa da Misericórdia de Almada", com o apoio de outras entidades do concelho, vai organizar o evento "SOS Ambiente" no próximo dia 6 de junho, na Praça S. João Batista. Esta...

Espaço Santa Casa enche-se de produtos a pensar em si!

          Renovámos o nosso Espaço com artigos para todas as idades. Temos aquele presente especial para este Natal a um preço social. Pijamas,...

Abra as Portas à sua Ideia de Negócio!

Se procura um Espaço para criar o seu emprego…Candidate-se ao projeto Atividades Económicas Autónomas …e Abra as Portas à sua Ideia de Negócio!