Voltar

O cavalo e os seus benefícios terapêuticos

img
img
img
 
 
A equipa do "Lar D. Nuno Álvares Pereira", participou numa palestra em Aljustrel, subordinada ao tema “O cavalo com meio terapêutico: montado e engatado”. Esta participação surgiu do convite da "Associação Equestre Aljustrelense", com intuito de se refletir sobre os benefícios terapêuticos do cavalo.

O lar foi partilhar a experiência de sucesso de uma criança com o espetro de autismo, a praticar atualmente equitação, tendo realizado, primeiramente, atrelagem adaptada.

O cavalo tem sido um grande amigo desta criança pois, desde que iniciou esta modalidade, tem evidenciado várias evoluções: faz mais contacto ocular, focaliza mais a atenção, melhorou a motivação social e aprendeu a gerir melhor as mudanças.

Para além do cavalo, esta criança tem tido pessoas especiais: a ajudante de lar de referência, professores interessados e inclusivos, médicos empenhados e equitadores que, pelas suas habilidades emocionais e profissionais, lhe têm feito sentir que é especial e que o mundo que o rodeia também pode ser especial e mais apaziguador.

Deixamos aqui um agradecimento especial ao Sr. José Manuel Correa e ao André Simão, equitadores especiais. É pela dedicação destas pessoas, motivação e gosto por esta causa, que esta criança aprendeu a ver o mundo como um lugar mais tranquilo.

Agradecemos ainda à "Associação Equestre Aljustrelense" o convite e oportunidade que nos deu de partilhar esta experiência que vem dar visibilidade, quer à atrelagem adaptada, quer à equitação.

  

Adelaide Pinheiro
Coordenadora do Serviço de Psicologia
Lar D. Nuno Álvares Pereira

Igreja da Misericórdia (horário)

A igreja está aberta ao público todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h00 às 17h00. Celebrações religiosas, todos os domingos às 17h30 Visitas guiadas todos os últimos sábados do...

CCPIA II Bicampeão das Marchas Populares de Almada

A Marcha do “Centro comunitário PIA II” da “Santa Casa da Misericórdia de Almada” defende o título e volta a ser campeã das Marchas populares de Almada. ...

Nova Oportunidade … SI2E – Sistema Incentivo ao Empreendedorismo e Emprego - Almada!

JÁ ABRIU… até dia 14 de setembro!                   …novo concurso para apresentação de candidaturas à...

Espaço Santa Casa enche-se de produtos a pensar em si!

          Renovámos o nosso Espaço com artigos para todas as idades. Temos aquele presente especial para este Natal a um preço social. Pijamas,...

Abra as Portas à sua Ideia de Negócio!

Se procura um Espaço para criar o seu emprego…Candidate-se ao projeto Atividades Económicas Autónomas …e Abra as Portas à sua Ideia de Negócio!