Acompanhamento de famílias Acompanhamento de famílias

Atendimento Social / Atendimento 1ª Linha

O Atendimento de 1ª linha constitui-se como a intervenção local direta junto da população que recorre ao Centro Comunitário Pia II com o objetivo de acolher o cidadão/utente, identificar e analisar o problema garantindo uma resposta de acordo com as necessidades identificadas pelas partes envolvidas (técnico e utente).

Realizada a avaliação, e de acordo com as vulnerabilidades sociais identificadas, o utente pode ser orientado para acompanhamento social

Acompanhamento Social

O Acompanhamento social visa dar respostas articuladas e qualificadas às problemáticas sociais específicas e informa igualmente sobre os direitos sociais. A partir das vulnerabilidades e potencialidades identificadas, elabora com o indivíduo/família um plano/contrato de inserção adequado, procurando promover respostas, mobilizar recursos adequados àqueles, mediante a intervenção em rede.

Saliente-se ainda que o Centro Comunitário Pia II realiza o acompanhamento social, no âmbito de ação social, à população residente na Encosta Norte do PIA e zona ocidental da freguesia de Caparica. Realiza ainda o acompanhamento no âmbito da Medida de política social RSI, sendo que, para além da zona geográfica já referida, abrange os territórios da Trafaria e Sobreda. Desta forma, esta subequipa constituída por 7 gestores de caso, com formação académica diversificada, integra também 11 ajudantes de ação direta. De forma a desenvolver uma intervenção de proximidade, esta equipa encontra-se sediada em dois dos equipamentos da Santa Casa da Misericórdia de Almada: o Centro Comunitário Pia II (que intervém junto da população residente no território da Caparica) e o Centro Social da Trafaria (que intervém junto dos indivíduos residentes na Trafaria e Sobreda)